Presidente recomenda “baixar o facho” e pede “bom senso” entre Venezuela e Guiana

O presidente Lula afirmou que a “América do Sul não está precisando de confusão” e que espera “bom senso” da Venezuela e da Guiana para resolver a questão de Essequibo.

“O mundo e a América do Sul não está precisando de confusão. Se tem uma coisa de que precisamos para crescer e melhorar a vida do nosso povo é da gente baixar o facho e trabalhar com muita disposição, e não ficar pensando em briga”, declarou o presidente.

Lula falou com a imprensa em Dubai, onde participou da Cúpula do Clima da ONU (COP28). Em seguida, embarcou para a Alemanha.

A disputa entre a Venezuela e a Guiana envolvendo o território chamado Essequibo existe há décadas, mas a descoberta e a exploração de petróleo no local fizeram elevar as tensões.

“Espero que o bom senso prevaleça, do lado da Venezuela e do lado da Guiana”, disse Lula.

Neste domingo (3), os venezuelanos votam em um referendo sobre a região de Essequibo e sua incorporação à Venezuela.

Já Guiana pede ajuda militar estrangeira, especialmente dos Estados Unidos, abrindo a possibilidade de que eles instalem bases militares.

Questionado por jornalistas se tinha “medo” de uma guerra entre a Venezuela e a Guiana, Lula respondeu: “Quem é que não tem medo de guerra? Toda vez que eu vejo uma coisa daquelas explodindo na Faixa de Gaza eu fico imaginando como se fosse na minha cabeça”.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *