Mostra Mosfilm de Cinema Russo prossegue na Cinemateca até quarta-feira

De segunda a quarta-feira a 5ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo prossegue com a imperdível programação de filmes na Cinemateca Brasileira, inclusive com a reapresentação do filme que abriu a Mostra, o clássico “Vá e Veja”, de Elem Klimov. Frequentemente referenciado como um dos filmes mais perturbadores sobre a guerra e seus efeitos, o longa foi restaurado em 2017, em um processo que levou quatro meses para ser concluído e foi coordenado pelo Diretor Geral do Mosfilm, o cineasta Karen Shakhnazarov.

A Mostra é uma realização do CPC-UMES Filmes com o Estúdio Mosfilm em parceria com a Cinemateca Brasileira e tem entrada franca.

A distribuição de ingresso é sujeita à lotação da sala e começa 1 hora antes do início da sessão.

Confira abaixo a programação desta semana.

Dia 3, segunda-feira – às 19:15h

O Incógnito de São Petersburgo – 1977 / COR / 86 MIN / COMÉDIA

Direção: Leonid Gayday – Elenco: Serguei Migitsko, Anatoly Papanov, Nonna Mordyukova e Valery Nosik – Argumento Original: Nikolai Gogol – Roteiro: Leonid Gayday / Vladlen Bakhnov – Música: Aleksandr Zatsepin

Sinopse: Autoridades de uma pequena cidade do Império Russo, na primeira metade do século 19 alarmam-se com a notícia de que receberão a visita de um fiscal da capital, São Petersburgo. A comédia de Leonid Gayday é uma adaptação da peça teatral “O Inspetor Geral”, farto e pedagógico inventário da corrupção na política, de autoria de Nikolai Gogol (1808-52).

Dia 3, segunda-feira – às 21h

(Reprise) Quando Voam as Cegonhas

 

Dia 4, terça-feira – às 19:15

Circus – 1936 / P&B / 94 MIN / COMÉDIA MUSICAL

Direção: Grigory Aleksandrov – Elenco: Lyubov Orlova, Serguei Stolyarov, Vladimir Volodin e Igor Ilinsky – Argumento e Roteiro: Grigori Aleksandrov – Música: Isaak Dunayevsky

Sinopse: Fugindo de uma multidão enfurecida com o fato de ter dado à luz um bebê negro, a atriz circense americana Marion Dixon busca abrigo num trem e conhece o empresário alemão Franz von Kneishitz, que a recruta para uma turnê na URSS e a mantém como escrava, sob a ameaça de revelar seu segredo.

Dia 4, terça-feira – às 20:45h

(Reprise) A Ascensão

 

Dia 5, quarta-feira – às 19:15h

(Reprise) Vá e Veja

Dia 5, quarta-feira – às 21:45h

Bola de Sebo – 1934 / P&B / 90 MIN / DRAMA

Direção: Mikhail Romm – Elenco: Galina Sergeeva, Andrei Fayt, Pyotr Repnin e Faina Renevskaya – Argumento Original: Guy de Maupassant – Roteiro: Mikhail Romm – Música: Mikhail Chulaki

Sinopse: Grupo de burgueses deixa Rouen, na França, para fugir da ocupação do exército prussiano em 1870. Já iniciada a viagem, uma prostituta conhecida como Bola de Sebo se junta à comitiva. Adaptado do conto homônimo de Guy de Maupassant, “Bola de Sebo” foi realizado em 1934 como um filme silencioso, sendo sonorizado em 1955 sob a supervisão do diretor Mikhail Romm.

Cinemateca Brasileira: Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino

 

Abertura da Mostra na quinta-feira, ao fundo Exposição As Matryoskhas – Foto Pedro Napolitano Prata

Exposição Matryoskhas

A Mostra este ano receberá a exposição “As Matryoskhas”, da artista Nadia Starikoff.

Inspiradas nas bonecas russas, as obras retratam as origens ancestrais, a materialidade do corpo, as conexões com o outro, as relações com o ambiente e a relação com o universo. A exposição estará em cartaz na Cinemateca durante o período da Mostra, de 29/11 a 05/12/18.

Cinemateca Brasileira: Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *