Dona do Instagram desativa contas do CNAB em boicote à luta antirracista e anticolonial

Na última sexta-feira (29), a página do Instagram do Congresso Nacional Afro-Brasileiro (CNAB) foi desativada pela Meta, dona da plataforma, após a entidade publicar material homenageando o maior escultor da Américas no período colonial, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1738-1814).  “Tudo indica que se trata de um boicote ao CNAB”, destaca a entidade em nota.

A alegação é de que a postagem havia supostamente violado diretrizes da plataforma sem informar quais. Mesmo após a apelação formal feita pela equipe de comunicação do CNAB, a conta foi desativada de forma permanente.

“Tal ato nos faz refletir como o Instagram e as Bigtechs agem com entidades que de fato se dispõem a fazer a luta da negritude brasileira de forma séria, reconhecendo seu povo, seus heróis, sua história, entendendo que a igualdade racial no Brasil se entrelaça diretamente com a emancipação do povo brasileiro! Se este não é um ato de racismo desta plataforma, definitivamente não sabemos o que é!”, aponta a entidade.

A direção  da entidade destaca que, “coletivamente, usamos de todos os esforços para identificar qualquer possível razão — mesmo a mais remota — que pudesse justificar tal medida, mas não encontramos nada.”

A entidade em processo de construção de seu 5º Congresso Nacional, tem destacado em suas publicações importantes figuras da negritude brasileira que cumpriram com um papel fundamental na luta pela Abolição, contra o colonialismo e na construção de uma identidade negra e, sobretudo, de uma identidade nacional.

“Seguimos firmes. Já criamos uma nova página e pedimos a todos que nos sigam por lá. Temos muito a construir juntos, inclusive um maravilhoso congresso. Em defesa do direito à livre manifestação do povo!”, conclui a nota.

Para seguir a nova conta do CNAB no Instagram clique no link abaixo:

https://www.instagram.com/cnab_oficial_?igsh=MXYxcTY2Z21ucXo0cA==

BIGTECHS

Esse não é o primeiro caso de pessoas ou entidades que tiveram suas contas apagadas sem aviso prévio e sem direito à defesa ou mesmo a qualquer contestação.

Em caso recente, o influenciador digital, historiador e militante comunista, Jones Manoel, teve sua conta excluída de maneira muito parecida no início do mês de agosto, no momento em que alcançou a marca de 1 milhão de inscritos em sua página no Instagram. “Resolveram excluir minha conta sem justificativa, sem explicação e sem possibilidade de apelo administrativo”, relatou Jones ao ICL Notícias na ocasião.

Na ocasião, Jones denunciou que também não recebeu qualquer informação sobre o motivo da exclusão de suas contas e classificou a ação como um ataque político.

Embora contas de alcance distintos, o laço comum é o conteúdo de fortalecimento da luta antirracista e antimperialista em seu conteúdo, o que reforça a necessidade de regulamentação das redes sociais e plataformas digitais.

Jones defendeu a criação de redes brasileiras. “Mostra não só que tem que regular, como a gente precisa inclusive de redes sociais próprias, brasileiras, para não depender das big techs do imperialismo”, salientou.

Compartilhe

Respostas de 3

  1. PARABÉNS DONO DO INSTAGRAM ! TEM CERTAS PAGINAS QUE QUEREM IMPLANTAR GOELA ABAIXO O COMUNISMO NO BRASIL AQUI NÃO FORA TODOS ESSES ARRUACEIROS DA MALDITA ESQUERDA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *