Outubro tem recorde de empresas inadimplentes

Um total de 6,64 milhões. Cerca de 5,92 milhões de pequenos negócios estão com dívidas em atraso, afetados pelas maiores taxas de juros do planeta

O Brasil registrou recorde de empresas inadimplentes em outubro deste ano – um total de 6,64 milhões de estabelecimentos com dívidas em atraso, segundo dados da Serasa Experian. Do total, cerca de 5,92 milhões de pequenos negócios tiveram seus CNPJs negativados em outubro – o maior da série histórica.

Diante do avanço dos juros altos, puxado pelos seguidos aumentos na taxa básica de juros (Selic) pelo Banco Central (BC), o número de empresas com dívidas atrasadas subiu de 5,84 milhões, em janeiro de 2021, para 6,64 milhões em outubro deste ano.

A redução dos juros a conta-gotas este ano, mantendo as taxas reais mais elevadas do planeta, dificulta a recuperação dos negócios, na grande maioria das micro e pequenas empresas, as que mais geram empregos no país, travando os investimentos e inibindo o crédito.

Ao todo, as dívidas somam R$ 125,8 bilhões e seu valor médio foi estimado em  R$ 18.957.

O setor de Serviços bateu recorde, ao registrar 3,62 milhões de empresas no mês analisado. Em seguida, vem o Comércio, com 2,43 milhões, e a Indústria, com 500 mil, segundo dados da pesquisa antecipados pelo Poder 360.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *