Lula diz que vai chamar Petrobrás e Ibama para decidir sobre exploração da Margem Equatorial

“Esse país tem governo, e o governo reúne e decide”, disse o presidente. “O Brasil não desperdiçará esta oportunidade”, acrescentou o chefe do Executivo, sobre a exploração da região

O presidente Lula afirmou nesta terça-feira (8), em entrevista à radio CBN, que o Brasil não vai desperdiçar a oportunidade de explorar petróleo na Margem Equatorial. Ele fez questão de dizer que a região com petróleo fica a mais de 500 quilômetros da costa e, portanto, da foz do rio Amazonas. “Não é na região amazônica, que é sensível ambientalmente”, disse Lula.

“Em algum momento eu vou chamar o Ibama, a Petrobrás e o Meio Ambiente na minha sala para tomar uma decisão. Esse país tem governo, e o governo reúne e decide. Se as pessoas podem ter posições técnicas, vamos debater tecnicamente”, prosseguiu, lembrando que os países vizinhos como a Guiana e o Suriname já estão explorando o petróleo na Margem Equatorial.

“O que não dá é a gente dizer a priori que a gente não vai explorar uma riqueza que, se for verdade as previsões, é uma riqueza muito grande para o Brasil”, destacou o presidente. “É contraditório? É, porque nós estamos apostando muito na transição energética. Ora, mas enquanto a transição energética não resolve o nosso problema, o Brasil tem que ganhar dinheiro com esse petróleo”, acrescentou.

A Margem Equatorial é uma área localizada entre os litorais do Amapá e do Rio Grande do Norte, e é vista por especialistas como uma reserva de grande potencial para a exploração de petróleo. A distância das possíveis reservas petrolíferas do continente é muito grande, com grandes distâncias para percorrer até a costa em caso de acidentes.

Em maio de 2023, o Ibama recusou pedido de licença da Petrobrás para realizar os estudos visando possível exploração de petróleo no bloco 59 da bacia localizada na Margem Equatorial.

Leia mais



Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *