51 migrantes do México e América Central morrem na tentativa de entrar nos EUA

Os migrantes morreram na tentativa desesperada de entrar nos Estados Unidos de forma clandestina. Eles estavam no interior de um caminhão lotado e sem ventilação

51 migrantes morreram após tentarem ingressar nos Estados Unidos vindos do México e países da América Central. Quarenta e seis foram encontrados já sem vida em um caminhão abandonado em uma rodovia próxima à cidade de San Antonio, no Texas e outros cinco morreram após serem levados para hospitais, informou o juiz do condado de Bexar, Nelson Wolff, na terça-feira (28).

“Estes lamentáveis ​​acontecimentos, que obviamente têm a ver com a situação de pobreza, de desespero, dos irmãos centro-americanos, de mexicanos, ocorrem porque também há tráfico de pessoas e falta de controle, neste caso, na fronteira entre nosso país e Estados Unidos e mesmo dentro dos EUA”, afirmou o presidente do México, López Obrador.

San Antonio, localizada a cerca de 250 km da fronteira com o México, é a principal rota dos contrabandistas que atuam na região. O veículo foi encontrado em uma rodovia próxima à I-35, rota que atravessa os Estados Unidos de sul a norte.

“É uma tremenda desgraça”, lamentou López Obrador, que informou que, além de 27 mexicanos, havia 14 hondurenhos, sete guatemaltecos, dois salvadorenhos e um corpo não identificado.

“Esta é uma prova amarga de que devemos continuar insistindo em apoiar o povo, criar empregos dignos, melhorar sua condição, para que as pessoas não tenham que deixar suas cidades em busca da vida em meio ao desespero”, declarou o presidente durante entrevista coletiva em 28 de junho.

Sem água e com temperaturas que chegavam aos 40 graus, os migrantes foram encontrados poucas semanas depois que o presidente Joe Biden disse na Cúpula das Américas que uma das prioridades de seu governo seria conter os fluxos de migrantes do México e da América Central.

 “Muitas das pessoas encontradas dentro do veículo pareciam ter sido pulverizadas com especiarias e tempero de carne”, disse um policial ao The Texas Tribune. “Talvez na tentativa de esconder o cheiro das pessoas enquanto os contrabandistas os transportavam”, disse.

López Obrador, se reunirá em Washington com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, no dia 12 de julho, encontro no qual  o tema da migração será “central, básico”, afirmou o presidente mexicano.

“HORROR”

O número de mortos é o mais alto já registrado em um incidente de tráfico de pessoas nos Estados Unidos, de acordo com Craig Larrabee, agente especial de Investigações de Segurança Nacional em San Antonio. “Este é um horror que supera qualquer coisa que já experimentamos antes”, lamentou o prefeito de San Antonio, Ron Nirenberg. “E, infelizmente, era uma tragédia evitável”, acrescentou.

Dezenas de pessoas foram hospitalizadas por insolação e desidratação, embora se acredite que o caminhão transportasse até 200 pessoas – a maioria fugiu quando o veículo parou em um estacionamento.

O caminhão foi encontradoabandonado na estrada. Três pessoas foram detidas sob suspeita de envolvimento no caso, uma delas o motorista.  O veículo tinha uma placa de uma empresa americana em Alamo, Texas.

Em maio último, os Estados Unidos registraram 239 mil imigrantes ilegais detidos, o maior número em um mês. No ano passado, o registro também foi recorde: 1,7 milhão no período de 12 meses até outubro.

A viagem é extremamente perigosa, principalmente porque os veículos desse tipo geralmente não possuem sistemas de ventilação ou refrigeração.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *